Profecias para o fim do mundo que falharam.

Essa foi uma tradução livre que fiz do conteúdo da Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural (Enciclopédia de Alegações, Fraudes e Embustes do Oculto e do Sobrenatural).
O assunto preferido de profetas é o fim da humanidade, a destruição do nosso planeta ou até mesmo de todo o universo.
Uma das técnicas usada por alguns é dizer a data da profecia muitos anos a frente de seu tempo, para que, quando ela falhar, ele não esteja mais aqui pra precisar explicar o porquê.
Outros, que encorajam fiéis a desistirem de seus bens materiais e causam pânico, preparam desculpas adiantadas, para lidar com a decepção das pessoas por não serem mortas no Armaggedon
.
Muitos fiéis continuam acreditando mesmo quando a profecia falha, e os profetas fazem novos cálculos e aparecem com uma nova data para O Fim.
Aqui está uma lista com profecias, começando com referências bíblicas até chegar em profetas contemporâneos.
Julgando pelo número de profecias que falharam, acho que podemos dizer que ainda temos um bom tempo nesse planeta.
A.C. - D.C.
De acordo com o Novo Testamento, O Fim deveria ter acontecido antes da morte do último apóstolo. Em Mateus 16:28, está escrito:

Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

992 D.C.
No ano 960, o estudioso Bernardo da Turíngia causou pânico na Europa quando anunciou confiante que seus cálculos mostravam que o mundo só tinha mais 32 anos antes do Fim.

31 de Dezembro de 999 D.C.
O Apócrifo bíblico diz que o Juízo Final (fica subentendido O Fim do Mundo) aconteceria mil anos após o nascimento de Jesus Cristo.
Quando o dia chegou, mesmo sendo duvidoso que tenha existido o pânico relatado posteriormente, um certo grau de apreensão provavelmente foi experimentado.

31 de Dezembro de 1033 D.C.
Disseram então que os mil anos não deviam ser contados após o nascimento de Jesus Cristo, e sim após sua morte.

Setembro de 1186 D.C.
Um astrólogo conhecido como João de Toledo, distribuiu panfletos em 1179 anunciando que o fim do mundo aconteceria quando todos os planetas (conhecidos na época) estivessem em Libra. Se o sol estivesse incluído, isso teria acontecido no dia 23 de Setembro, ou em 3 de Outubro no novo calendário.
O alinhamento dos planetas aconteceu, mas o fim do mundo não.

1260 D.C.
Joaquim de Flore calculou que o mundo definitivamente acabaria no ano de 1260.
O excesso de confiança nos cálculos dele não ajudou que o fim acontecesse.

1 Fevereiro 1524
Uma das datas que mais carregou expectativas para que o fim do mundo acontecesse por causa de um dilúvio.

Em junho de 1523, astrólogos em Londres previram que o fim começaria em Londres com um dilúvio.
Quando nada aconteceu, os astrólogos começaram a rever seus cálculos e descobriram que eles tinham errado por 100 anos (no mesmo dia, em 1624, astrólogos ficaram desapontados por se encontrarem vivos e secos).

O ano de 1524 teve muitas profecias sobre desastres.
Um astrólogo chamado Nicolaus Peranzonus de Monte Sancte Marie, descobriu que um alinhamento de planetas ocorreria em peixes (um signo aquático) naquele ano, o que fortaleceu a crença de um dilúvio universal.

George Tannstetter, outro astrólogo/matemático na Universidade de Viena, foi um dos únicos a se opôr às previsões de que o mundo acabaria naquele ano. Ele chegou a essa conclusão quando fez seu horóscopo e previu que viveria até depois de 1524.
Mas George foi considerado um estraga-prazeres e foi ignorado.

O astrólogo Johannes Stoeffler previu que uma "inundação gigante" ocorreria no dia 20 de Fevereiro (alguns dizem 2 de Fevereiro), tal era a confiança das pessoas em sua habilidade que mais de 100 panfletos foram escritos e publicados sobre sua previsão.

Naquele ano as pessoas construiram barcos e até arcas, como o Conde von Iggleheim.
Quando chegou o dia da previsão, só uma chuva fraca aconteceu, as pessoas, sem ter nada melhor pra fazer, apedrejaram o Conde até a morte.
Stoeffler conseguiu escapar da multidão zangada fazendo novos cálculos e adiando a inundação pra 1528, mas dessa vez as pessoas não prestaram atenção no que ele dizia.

1532
Um bispo de Viena, Frederick Nausea, decidiu que o mundo iria acabar quando eventos estranhos começaram a ser relatados pra ele.
Entre outros relatos, foi dito que pessoas viram cruzes ensanguentadas no céu junto com um cometa, que dos seios de uma garota de oito anos jorrava água morna...
Isso foi o bastante pra convencê-lo de que o fim do mundo estava próximo, assim como ele contou para os fiéis.

3 de Outubro de 1533, 8:00 hrs
O matemático e estudioso da bíblia Michael Stifel calculou o dia e a hora exata do fim do mundo baseado em seus estudos no livro do Apocalipse.
Quando o fim do mundo não aconteceu, ele foi punido pelas pessoas da cidade alemã de Lochau com açoitamento e perdeu o direito ao seu modo de vida eclesiástico.

1533
O Anabatista Melchior Hoffmann anunciou em Strasbourg, França, que uma cidade tinha sido escolhida por ele como a Nova Jerusalem, e que o mundo seria consumido em chamas em 1533.
Ele acreditava que em Nova Jerusalem exatamente 144.000 pessoas viveriam, enquanto dois personagens chamados Enoch e Elias lançariam chamas de suas bocas sobre o resto do mundo.
Os ricos fizeram esforços para tentar ser incluídos nessas 144 mil pessoas, perdoando dívidas, doando todo seu dinheiro para os pobres.

O ano passou e um novo apóstolo apareceu para dizer para as pessoas, que começavam a ter dúvidas sobre a profecia, que o desastre tinha sido adiado um pouco.
Embora nada tenha acontecido, nos anos de 1533 e 1534 não houve incêndios, o que pode ser explicado pelo medo causado na população, que os fez prestar mais atenção no perigo causado pelo fogo.

1537 (e também em 1544, 1801, e 1814)
Em Dijon, França, uma lista de profecias pelo astrólogo Pierre Turrel foi publicada após sua morte. Suas previsões para o fim do mundo foram espalhadas por um período de 277 anos, mas felizmente todas estavam erradas.
Ele tinha usado 4 métodos diferentes de cálculos para chegar a essas quatro datas, enquanto assegurava seus leitores de que tinha crenças religiosas ortodoxas (uma manobra muito inteligente na época).

1544. Ver: 1537.

1572
Em Londres, um eclipse total do sol e algumas novas impressionantes pareciam ser o sinal de algo importante. Houve um pânico considerável entre a população, mas nada aconteceu.

1584
O astrólogo Cyprian Leowitz, que em 1559 foi incluído no Index oficial de escritores proibidos pelo Papa Paulo IV, previu o fim do mundo para 1584.

1588
O sábio Regiomontanus (Johann Müller, 1436-1476), depois de sua morte, foi vítima de malucos entusiastas que queriam atribuir poderes ocultos para ele. Eles diziam que ele tinha previsto O Fim para 1588 em uma quadra obscura.
Em 1587, o físico John Harvey de Norfolk assegurou a seus leitores que os cálculos estavam errados, e por isso, a profecia era falsa. Harvey estava certo.

1624. Ver: 1524.

1648
O rabino Sabbati Zevi, de Smyrna, interpretou a cabala e dizia ser o Messias, que faria milagres espetaculares, e que o fim seria em 1648. Em 1665, mesmo sua profecia tendo falhado, Zevi tinha um enorme número de seguidores, e então ele mudou a data para 1666.
Cidadãos de Smyrna abandonaram seus trabalhos e se prepararam para retornar para Jerusalem, com sua crença reforçada pelos milagres relatados por Zevi.
Ele acabou sendo preso pelo Sultão por tentar um golpe e foi levado para Constantinopla, enquanto isso seus seguidores se preparavam para o Armaggedon.
Infelizmente para esses fiéis, o Sultão converteu Zevi para o Islamismo, e assim o movimento terminou.

1654
Consultando suas efemérides e considerando a nova de 1572, o físico Helisaeus Roeslin de Alsace concluiu em 1578 que o mundo terminaria em chamas em setenta e seis anos. Ele não sobreviveu para ver sua profecia falhar.
Naquele ano, além dessa previsão, um eclipse do sol foi previsto pra 12 de Agosto (que na verdade, aconteceu dia 11) e isso também foi considerado um forte sinal do Fim. Muitas pessoas se converteram, físicos recomendavam que as pessoas ficassem em casa, e as igrejas estavam lotadas de gente.

1665
Com a peste negra em força total, o quaker Solomon Eccles aterrorizou ainda mais os cidadãos de Londres ao dizer que a peste era só o começo do Fim.
Ele foi preso quando a peste começou a diminuir ao invés de piorar. Ele foi para as Índias Ocidentais quando foi solto da prisão, onde incitou os escravos a se rebelarem.
A Coroa o mandou de volta como um encrenqueiro, e ele morreu logo após sua volta.

1666. Ver: 1648.

1704
O Cardeal Nicholas de Cusa, sem o apoio do Vaticano, declarou que O Fim seria no ano de 1704.

19 de Maio de 1719
Jacques (também Jakob I) Bernoulli, o primeiro da linhagem de matemáticos suíços que estabeleceram uma tradição em Berne, previu o retorno do cometa de 1680, e com ele aconteceriam resultados catastróficos no planeta.
O cometa não voltou, mas ele acabou ficando conhecido pela sua descoberta na matemática, batizada como os números Bernoulli, e pelos oito excelentes matemáticos de sua linhagem, que vieram depois dele. Mas seu renome não teve nada a ver com a sua previsão do Fim do Mundo.

13 de Outubro de 1736
Mais uma vez foi dito que o Fim do Mundo começaria em Londres, dessa vez por William Whiston. O rio Tâmisa ficou cheio de barcos lotados, mas nem chegou a chover no dia.

1757
O místico/teólogo/espírita e supremo egocêntrico Emanuel Swedenberg, sempre querendo ser o centro das atenções de uma maneira ou de outra, decidiu depois de uma de suas consultas com anjos que o Fim do Mundo seria em 1757.
Infelizmente para ele, ninguém o levou a sério, nem mesmo os anjos.

5 de Abril de 1761
Quando o fanático religioso e soldado William Bell notou que exatamente 28 dias tinham passado entre um terremoto em 8 de Fevereiro e um em 8 de Março, no ano de 1761, ele concluiu que o mundo inteiro cairia aos pedaços nos próximos 28 dias, ou seja, 5 de Abril.
Muitas pessoas que acreditaram nele, pegaram todos os barcos que acharam disponíveis e levaram ao rio Tâmisa, ou fugiram da cidade (como se isso fosse ajudar em algo).
Não há registros históricos de William Bell depois de 6 de Abril, quando ele foi colocado em Bedlam, um hospício de Londres, pelo seu público desapontado.

1774
A líder inglesa de uma seita Joanna Southcott (1750-1814), pensava estar grávida do novo Messias, a quem ela pôs o nome de Shiloh. Registros históricos dizem que sua gravidez "não deu em nada", nem o mundo acabou como ela tinha previsto.
Ela deixou uma caixa com anotações místicas que só devia ser aberta após sua morte com vinte e quatro bispos presentes. Talvez pela falta de interesse de eclesiásticos desse nível no conteúdo da caixa, ela nem chegou a ser aberta e acabou sumindo.

1801
O astrólogo Pierre Turrel (ver 1537) escolheu essa data, com mais três outras, para o Fim do Mundo. Duas dessas datas já tinham falhado. Mais uma vez, ele não teve sorte...

1814
O astrólogo Pierre Turrel (lembra dele?) escolheu essa última data para O Fim.
Suas três outras datas já tinham falhado, e de novo, não teve sorte com a última delas.

14 de Outubro de 1820
O profeta John Turner foi o líder do movimento Southcottiano em Bradford, Inglaterra.
A especialidade dessa seita eram as profecias sobre o Fim do Mundo, a primeira sendo feita pela fundadora do grupo, Joanna Southcott, de quem já falamos na data de 1774.
Quando a sua profecia falhou, a congregação se virou contra ele, e John Wroe (ver 1977, mais a frente) tomou a liderança do movimento.

3 de Abril de 1843 (e também 7 de Julho de 1843, 21 de Março e 22 de Outubro de 1844)
William Miller, fundador da igreja Millerita, passou quinze anos em um cuidadoso estudo da Bíblia e concluiu que o mundo acabaria em 1843. Ele anunciou sua descoberta que ele chamou de "choro da meia noite" em 1831.
Em 1833, aconteceu uma chuva de meteoros espetacular, e parecia para seus seguidores que sua profecia estava perto de ser realizada, por isso eles celebraram suas mortes iminentes.
Cada data que o Armaggedon não acontecia como ele tinha previsto, ele adiava mais um pouco. Milhares de seguidores se juntavam por toda a América sempre que chegava uma nova data.
Finalmente, em 22 de Outubro de 1844, quando chegou a data da última profecia, os Milleritas podiam parar as vigílias.
Cinco anos depois, Miller morreu e foi reverenciado, sem que as pessoas dessem muita importância para as profecias que não se concretizaram.
O movimento mudou de nome e se espalhou por diversas igrejas modernas, entre elas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que hoje tem mais de três milhões de membros.

1874
Data calculada por Charles Taze Russell, fundador da religião hoje conhecida como Testemunhas de Jeova, para o Fim do Mundo.

1881
Data obtida através das medições da Grande Pirâmide de Gizé, presumida tumba de Cheops.
Com uma nova medição cuidadosa e com um pouco de imaginação, eles chegaram à data de 1936. Esse cálculo foi aprimorado por outros estudantes que disseram que a data resultada de seus cálculos era 1953.
Novos cálculos estão sendo feitos, se chegarem a uma nova data, avisaremos vocês.

1881
A Mãe Shipton supostamente escreveu:

O mundo a um fim chegará
Em mil oitocentos e oitenta e um

Um livro chamado A Vida e Morte de Mãe Shipton foi escrito em 1684 por Richard Head, e em 1862, ele foi relançado por Charles Hindley. Hindley admitiu ter forjado essa rima (no texto original realmente rima) e muitas outras no livro, mas isso não diminuiu o pânico causado nas pessoas na Inglaterra rural com a chegada de 1881.


1914
Uma das três datas que os Testemunhas de Jeova prometeram O Fim. As outras eram 1874 e 1975.

1936
Data obtida através de medições da Grande Pirâmide.

1947
Em 1889, "O Maior Profeta Americano" John Ballou Newbrough, disse que certamente em 1947:

Todos os presentes governos, religiões e monopólios não existirão mais
Nossa forma presente da chamada religião cristã tomará conta da América, rasgando a bandeira americana
Na Europa o desastre será ainda pior, centenas de milhares de pessoas vão morrer
Todas nações serão destruídas e a terra ficará aberta, para as pessoas irem e voltarem como desejarem.

Não foi um ótimo ano, mas não foi tão ruim assm.

1953
Mais uma vez, alguns malucos levaram suas fitas métricas para a Grande Pirâmide e decidiram que definitivamente essa data seria o fim do mundo. Não foi dessa vez que eles acertaram (de novo).

1974
Dois astrônomos lançaram um livro chamado "The Jupiter Effect" (O Efeito Jupiter) em que eles previam que um alinhamento de planetas, que aconteceria em 1982, causaria efeitos terríveis no nosso planeta.
A data chegou e passou, e ninguém notou nada diferente.

1975
Mais uma das datas prometidas pelos Testemunhas de Jeova para O Fim.

1977

John Wroe, descrito pelo historiador mais bondoso que encontramos como "grosseiro, feio e pervertido", em 1823 herdou a liderança da seita Southcottiana na Inglaterra quando a profecia sobre o Fim do Mundo de John Turner falhou.
Wroe aprendeu com o exemplo de John Turner e não arriscou, fez sua profecia do Armaggedon para 1977, quando evidentemente ele não estaria mais vivo.

1980
Um presságio árabe antigo para O Fim dizia que quando os planetas Saturno e Júpiter estivessem em conjunção em Libra, a 9 graus, 29 minutos daquele signo, poderíamos dizer adeus a tudo (camelos, areia e todas essas coisas).
Esse evento chegou perto de acontecer na meia noite de 31 de Dezembro de 1980, Jupiter ficou a 9 graus, 24 minutos e Saturno a 9 graus, 42 minutos.
O cálculo estava quase correto, mas tudo continuou no lugar.

Década de 80
Jeane Dixon previu que um cometa atingiria a Terra lá pela metade dos anos 80, e ela sabia onde seria, mas não iria contar o local até uma "data futura".
Será que ela está preparada pra nos contar agora?
Ela disse sobre esse evento que "pode ficar conhecido como um dos maiores desastres do século 20", mas Jeane também disse que "me sinto segura que os anos 80 terão sua primeira presidente mulher".

1996
Foi dito por estudiosos da bíblia que, como um dia de Deus equivale a mil anos do homem, e Deus trabalhou seis dias na criação do universo, o homem também devia trabalhar por seis mil anos e depois disso descansar.
Por isso, usando cálculos vindos de estudos da bíblia, o mundo deveria acabar em 1996... mas não acabou.

Julho de 1999
Na quadra x-72, Nostradamus declara:

Em 1999 e sete meses,
do céu virá um grande rei do terror.
Ressuscitará o grande rei D’ANGOLMOIS.
Antes que Marte reine pela felicidade.

 Texto Original 

2012? (Muitos acreditam na teoria Maia, que o mundo ira acacar dia 21/12/2012)
Se você ainda não conhece sobre esta teoria, aguarde estaremos em breve publicando sobre o assunto.

8 comentários:

Anônimo disse...

EU VOU CALCULAR O FIM DO MUNO DEPOIS TE DIGOO!!!

Walison Douglas disse...

Grande proporção dessas profecias são desproporcionais com a lógica, já que os cálculos dessas datas sempre foram adiantadas com o passar do tempo. Os líderes que implicam essas ideias aproveitam a situação para escolher uma das profecias.
Como eu sempre digo e afirmo: O ser humano será extinto e outros animais também, mas a Terra permanecerá intacta.

Anônimo disse...

O mundo não acabará, mas vai acontecer algo que mudará TUDO!

Safira disse...

Até a biblia já errou, então, francamente pq devemos acreditar um gente que matava pessoas em nome de seus " deuses" (maias)?
Aff vamos viver nossa vida e não ligar pra essa profecia idiota ¬¬

Anônimo disse...

idiotas não vai da nd duuauaua

Diego Costa disse...

Onde a Bíblia errou Safira? me diga, a Bíblia nunca falou o dia nem a hora do fim do mundo, somente fala da volta do Cristo que foi para o ceu e vai voltar para buscar o seus... me diga?

Anônimo disse...

Apenas um esclarecimento, a biblia não errou como colocado no inicio do texto. O fato mal compreendido é que Jesus afirmou que um dos apóstolos teria a oportunidade de, em vida, ter a visão sobrenatural do evento futuro da volta gloriosa Dele. João foi este apostolo e de fato ele viu tal cena quando teve as visões futuristicas do fim do mundo e da volta de Cristo.

Anônimo disse...

A bíblia errou em existir... sem ela não ia ter tanta gente ignorante no mundo... que prefere ler esse livro a algo que realmente va construir a sociedade.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, ele e muito importante para nós

Marcadores